Skip to content Skip to footer

Foi o MPLA que não cumpriu os acordos de Alvor, afirmou Lopo do Nascimento

Notícias de Angola – Foi o MPLA que não cumpriu os acordos de Alvor, afirmou Lopo do Nascimento

O Informativo Angolano soube que, Lopo do Nascimento, ex primeiro ministro e secretário-geral do MPLA, afirmou recentemente em uma palestra na universidade Católica de Angola, que foi o MPLA que não cumpriu os acordos de Alvor. O ex secretário geral do MPLA e primeiro ministro de Angola, afirmou que depois dos acordos Alvor em Janeiro de 1975, os  3 movimentos enviaram os seus representantes, para uma cimeira da OA no Uganda, onde devia se organizar o governo de transição e dai podia se organizar as eleições em Angola, depois da proclamação da independência pelos 3 movimentos.

Lopo do Nascimento, disse que foi o líder dá caravana do MPLA, e viajou com a ordem do seu partido de não aceitar se entender com os outros movimentos, porque o MPLA queria dirigir o país só.

Lopo do Nascimento pede abertura dos arquivos do 27 de Maio

O antigo primeiro-ministro e secretário-geral do MPLA, Lopo Fortunato do Nascimento, pediu na segunda-feira 16, em entrevista à TV Zimbo, a abertura dos arquivos existentes no país para que os angolanos tenham acesso às informações relacionadas aos acontecimentos de 27 de Maio de 1977. Para ele, Agostinho Neto não pode ser visto como o único responsável pelos acontecimentos.

Para Lopo do Nascimento, a abertura dos arquivos permitiria averiguar profundamente o envolvimento de todos os que estiveram diretamente por trás dos acontecimentos fatídicos daquele dia e nos seguintes. O nome Presidente Agostinho Neto tem sido apresentado como o principal responsável pelos acontecimentos por alguns sectores, entre políticos e vítimas da suposta intentona.

Na referida entrevista à TV Zimbo, Lopo do Nascimento disse que depois dos acontecimentos foi mandatado pelo próprio Presidente Agostinho Neto para uma viagem à União Soviética, para que este país retirasse de Angola alguns dos integrantes da extinta KGB.

C/ LPN// OPAIS