Skip to content Skip to footer

Faleceu antigo porta-voz da UNITA

Lisboa – Faleceu nesta quinta-feira,2, em Lisboa, vitima de doença, José “Rui” Oliveira,  antigo porta-voz da UNITA em Portugal, na década de 90. O falecimento do mesmo foi notificado nas redes sociais pelo seu filho, Tiago Oliveira, seguido de varias mensagens de condolências. Segundo apurou o Club-K, Rui Oliveira faleceu na sequencia de complicações a infeção do Covid-19, seguido de um AVC.

Faleceu antigo porta-voz da UNITAO cruzamento de Rui Oliveira com a UNITA, inicia em finais da década de 70, quando viajava de carro de Luanda para Lobito (sua terra natal) e a viatura que o transportava é emboscada durante uma operação militar da parte de guerrilheiros do movimento de Jonas Savimbi. Rui é capturado e levado para as matas. Nas zonas controladas pela UNITA, os guerrilheiros levaram-no para um encontro com o então líder do movimento, Jonas Savimbi, que o acomoda por algum tempo até criar condições para o repatriar para Portugal.

Na capital portuguesa, já a pregar os ideias da UNITA, Rui Oliveira passou a trabalhar na representação deste partido, em Lisboa, até ter chegado os acordos de paz de bicesse, ocasião esta que o leva a seguir a Luanda, para integrar a ajudar na campanha eleitoral das primeiras eleições realizadas em Angola.

Faleceu antigo porta-voz da UNITA

Os confrontos pós-eleitoral, apanham-no precisamente em Luanda. Foi feito prisioneiro, e mantido sob custodia pelo governo de Angola. Terá recusado fazer pronunciamentos contra Jonas Savimbi. Na sequencia de pressões externas, Rui Oliveira foi solto e viajou para o Brasil, onde ficou por algum tempo até se juntar novamente com os seus colegas da UNITA, em Lisboa. No período de 93 até 99, tornou-se no mais destacado porta-voz de Savimbi em Portugal e ao mesmo tempo exercendo as funções de Representante Adjunto na capital Luanda. Os titulares eram Adalberto Costa Junior e depois Isaac Wambembe.

Esteve também na lista de altos oficiais da UNITA sancionados pelas Nações Unidas.

Com o fim conflito armado em Angola,  Rui Oliveira desligou-se da política activa depois do congresso da UNITA de 2007, passando a viver  entre Lisboa, Luanda e Lobito.

 

Fonte: Club-k.net

Leave a comment

0.0/5