Skip to content Skip to footer

Eleições em Angola: CNE rejeita reclamação da UNITA sobre resultados

Noticias de Angola – Eleições em Angola: CNE rejeita reclamação da UNITA sobre resultados

Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) anuncia que o órgão rejeitou uma queixa da UNITA sobre a divulgação dos resultados, por não estar de acordo com a legislação.

Lucas Quilundo, que falava esta sexta-feira (26.08) no final de uma reunião plenária extraordinária da CNE, afirmou que foi analisada uma reclamação da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) relativamente à divulgação dos resultados provisórios, indeferida porque “o requerimento foi apresentado de forma irregular” e a “fundamentação jurídica não estava de acordo com o que a lei estabelece”.

Segundo o porta-voz da CNE, o requerimento contém “uma confusão”, pois a reclamação da UNITA tem que ver com a ata das mesas de voto, e não com a divulgação dos resultados provisórios.

Por isso, o plenário “deliberou por unanimidade pelo indeferimento liminar deste requerimento”.

Opinião dos observadores eleitorais

Foram também analisadas na reunião de hoje as informações prestadas pelas missões de observação que estão no país, e que prestam declarações aos jornalistas hoje à tarde, incluindo representantes da União Africana, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Fórum da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos e Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Segundo disse, foram “unânimes em reconhecer a forma pacífica e ordeira como o processo eleitoral decorreu”, bem como a votação e procedimentos subsequentes, reafirmando que puderam observar todas as operações eleitorais.

“A apreciação que fazem é que o processo correu dentro das normas que regem os padrões universais nessa matéria e há referência de que o que se passou em Angola e a forma organizada como a CNE conduziu o processo podem servir de exemplo a outros países”, sublinhou Lucas Quilundo.

Ao longo do dia de hoje devem chegar as atas ao centro de escrutínio e o plenário vai iniciar a sessão de apuramento definitivo dos resultados definitivos para elaboração da ata de apuramento nacional, a partir da qual serão indicados um novo Presidente e vice-presidente e deputados à Assembleia Nacional.

Conteúdo Relacionado:

Com 86,41% do apuramento, MPLA lidera com 52,08% e UNITA com 42,98%

Fonte: DW

Leave a comment

0.0/5