Skip to content Skip to footer

Donald Trump avisa Nancy Pelosi para tomar cuidado

O presidente Donald Trump acertou os democratas e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, em particular, em um discurso neste domingo, em que ele parecia ameaçar aumentar as deportações de imigrantes indocumentados que moravam nos Estados Unidos e defendeu sua proposta de encerrar a paralisação parcial do governo.

A oferta apresentada por Trump no sábado em discurso na Casa Branca, incluiu que cerca de 1 milhão de imigrantes recebam uma protecção de três anos contra a deportação em troca de US $ 5,7 bilhões em financiamento para um muro ao longo da fronteira sul dos EUA. Esses imigrantes incluem 700.000 que foram trazidos para o país ilegalmente quando crianças e permanecem protegidos pelo programa DACA (Acção de Acção para Chegar às Infâncias) e 300.000 que fugiram de seus países e estão enfrentando as dificuldades para conseguir os seus “status de protecção temporária”.

Enquanto os republicanos elogiaram a proposta e o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, prometeu submetê-la ao plenário para votação nesta semana, os democratas fizeram o acordo porque não asseguraram protecções permanentes para essas duas populações vulneráveis e financiaram um muro que eles consideram desnecessário. Nancy Pelosi disse em uma declaração no sábado que a proposta era “uma compilação de várias iniciativas anteriormente rejeitadas, cada uma das quais é inaceitável e no total não representa um esforço de boa-fé para restaurar a certeza na vida das pessoas”.
Pelosi ainda afirmou que “É improvável que qualquer uma dessas cláusulas passem por conta da Câmara e, juntas, elas não são uma novidade”, disse ela. “Por um lado, esta proposta não inclui a solução permanente para os destinatários de Dreamers e TPS que nosso país precisa e apoio.” Quase 800.000 trabalhadores federais são afectados pela paralisação parcial do governo, que se prolonga por quase um mês e é a mais longa da história dos EUA, com muitos trabalhando sem remuneração ou de folga de seus trabalhos. Os contratados federais, não incluídos nesse número, estão perdendo cerca de US $ 200 milhões por dia. Trump também twittou sobre seu próximo discurso sobre o estado da união, que Pelosi sugeriu que ele atrasasse ou apresentasse por escrito na data originalmente acordada na próxima semana por causa de preocupações de segurança relacionadas à paralisação parcial do governo.

Depois que Pelosi enviou uma carta a Trump na semana passada pedindo o atraso, o presidente puxou o plugue de um avião militar que deveria levá-la e outros membros do Congresso para visitar as tropas no Afeganistão. Trump disse que os legisladores devem permanecer em Washington para negociar o fim da paralisação do governo. Na manhã deste domingo, Trump escreveu: “Nancy, eu ainda estou pensando sobre o discurso do Estado da União, há tantas opções incluindo fazê-lo como por sua oferta escrita (feita durante o desligamento, a segurança não é problema), e meu aceitação por escrito. Enquanto um contrato é um contrato, eu entrarei em contacto com você em breve! “

Leave a comment

0.0/5