Skip to content Skip to footer

Coronavirus: Parlamento angolano rejeita repatriação de angolanos na China

Notícias de Angola – Coronavirus: Parlamento angolano rejeita repatriação de angolanos na China

A bancada parlamentar do MPLA rejeitou uma proposta da oposição para o Governo organizar o regresso da China dos angolanos que queiram regressar ao país devido à epidemia do coronavírus.

A Assembleia Nacional aprovou uma resoluçao de solidariedade para com os cidadaos angolanos na China só com os votos da bancada do MPLA.

A UNITA subscreveu a ideia da CASA-CE de acrescentar ao documento a necessidade imperiosa do Governo mandar buscar os angolanos que estão na China, o que não foi aceite pelo maioritario.

“A resposta do Governo é que só em ultima instância os jovens devem regressar ao país porque não se quer beliscar as relações que temos com a China”, disse o deputado da UNITA Raúl Danda.

“Isto é gravíssimo, o dinheiro que recebemos na negociação com a China é mais importante que a vida? Se os outros países estão a ir buscar os seus, nós não porquê?”, interrogou o deputado da UNITA.

Também podes ver: Rússia é o primeiro Estado a proibir a entrada de chineses no seu território

A proposta para acrescentar ao documento para o regresso dos angolanos foi da bancada da CASA-CE, cujo líder parlamentar, Alexandre Sebastião André, disse que os angolanos na China têm manifestado a vontade de regressar e deixa-los lá está a expô-os a perigos para a sua saúde.

“Nós defendemos a sua evacuação imediata mas a bancada do MPLA

nao entende assim”, afirmou.

Por seu lado, Manuel da Cruz Neto, deputado pelo MPLA, diz que é o Governo que sabe o que fazer e não o Parlamento.

“Não podemos dizer ao Executivo o que fazer, sabemos que o Governo vai fazer o que tiver a fazer”, concluiu.

C/ VOA

Leave a comment

0.0/5