Skip to content Skip to footer

Com 80 anos de idade Lucas Ngonda insiste na liderança da FNLA

Notícias de Angola – Com 80 anos de idade Lucas Ngonda insiste na liderança da FNLA

O contestado presidente da FNLA, Lucas Ngonda, eleito no IV Congresso Ordinário realizado de 13 a 16 de Fevereiro de 2015, encontra-se neste momento em situação de ilegalidade por não ter renovado o mandato.

O político que nasceu há 7 de Abril de 1940, completou este ano, 2020, os seus 80 anos de vida.

Lucas Ngonda que recentemente anunciou que retirar-se-ia da liderança partidária e da vida política activa, 14 meses depois do “congresso de transição”, que ele próprio convocou para os dias 12 e 13 de Dezembro de 2019, continua com manobras dilatórias e deste modo se mantem na liderança do partido.

Uma crise se instalou na FNLA desde o passamento físico do presidente Fundador Holden Álvaro Roberto 2007.

Segundo Geoveth da Silva membro daquele partido o anunciado do congresso, , deveria reconduzir Lucas Ngonda ao cargo de presidente para um “mandato de transição” até a realização de um novo conclave para a eleições de um novo líder da FNLA.

Entretanto, o militante Pedro Gomes que, tal como a ala da Ngola Kabango, não subscreveram um aludido “Pacto de Entendimento”, considera que o anunciado congresso “é ilegal e sem qualquer validade”.

Fernando Pedro Gomes, que havia sido eleito presidente da FNLA no congresso realizado em Junho de 2018 na capital angolana, disse que enquanto o Tribunal Constitucional não de pronunciar sobre este conclave, Ngonda não tem legitimidade para se “reunir com ninguém”.

Refira-se que o Tribunal Constitucional havia invalidade o congresso que Lucas Ngonda realizou na cidade do Huambo em 2018, mantendo os órgãos partidários eleitos em 2009

A direcção da FNLA é composta pelo Presidente do Partido: Lucas Benghim Gonda, Secretário Geral: Pedro Mucombe Dala, Comité Central: 411 membros, Bureau Político: 74 membros efectivos e 7 suplentes.

C/ O Decreto

Leave a comment

0.0/5