Skip to content Skip to footer

Carolina Cerqueira sobe a Ministra de Estado para a Área Social

Notícias de Angola – Carolina Cerqueira sobe a Ministra de Estado para a Área Social

O Informativo Angolano soube que, a titular da pasta da Cultura em Angola, Carolina Cerqueira, subiu hoje a ministra de Estado para a Área Social, com o seu lugar a ser ocupado pela atual secretária de Estado, indica um decreto presidencial.

Carolina Cerqueira sobe
Carolina Cerqueira sobe a Ministra de Estado para a Área Social

Num comunicado da Casa Civil do Presidente da República de Angola, é indicado que a medida consta de um decreto em que o chefe de Estado angolano, João Lourenço, nomeia Maria da Piedade de Jesus para ministra da Cultura.

A última mexida de João Lourenço no executivo que lidera ocorreu a 17 de maio passado, quando nomeou Domingos André Tchikanda para o cargo de secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, substituindo Clemente Cunjuca, exonerado por conveniência de serviço e que exercia o cargo de 13 de outubro de 2017.

Uma semana antes, João Lourenço também exonerou três secretários de Estado – a pedido do visado, Gaspar Santos Rufino (Defesa), e por “conveniência de serviço”, Luís Filipe da Silva (Águas) e Fernando Malheiros José Carlos (Obras Públicas).

Para os respetivos lugares, o chefe de Estado angolano nomeou José Maria de Lima (secretário de Estado da Defesa), que deixa a presidência do Instituto de Defesa Nacional, ligado ao ministério homónimo, Lucrécio Alexandre Manuel da Costa (Águas) e Carlos Alberto Gregório dos Santos (Obras Públicas).

A antepenúltima mexida no Governo angolano ocorreu a 02 de janeiro deste ano, quando João Lourenço substituiu as ministras das Pescas e do Mar, Victória de Barros Neto, nomeando Maria Antonieta Josefina Sabina Baptista, e da Ação Social, Família e Promoção da Mulher, Victória Francisco Correia da Conceição, colocando no seu lugar Faustina de Almeida Alves.

Na mesma altura, o Presidente angolano exonerou igualmente Carlos Alberto Jaime Pinto do cargo de secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, tendo nomeado, por decreto, para as mesmas funções José Carlos Lopes da Silva Bettencourt.

O Governo angolano, liderado desde setembro de 2017 por João Lourenço, conta com agora 33 ministros (incluindo quatro de Estado), mais dois do que o último de José Eduardo dos Santos, que foi chefe de Estado entre 1979 e 2017.