Skip to content Skip to footer

Braço direito de João Lourenço arrecada milhões em contratos públicos

Notícias de Angola – Braço direito de João Lourenço arrecada milhões em contratos públicos

O PR de Angola, autorizou a contratação de uma empresa de consultoria de Edeltrudes Costa braço direito de João Lourenço e  atual chefe de gabinete e braço direito do chefe de estado angolano.

Dinheiro gasto pelo estado angolano passou por uma conta na Madeira e serviu para comprar propriedades de luxo em Portugal.

Um dos negócios, que tinha como objetivo a modernização dos aeroportos angolanos, rendeu vários milhões de euros em contratos públicos, e o dinheiro acabou por ser transferido parar a Portugal, onde foi utilizado para comprar casas de luxo em Sintra e Cascais.

Eldetrudes Costa enviou ainda dinheiro para o Panamá, utilizando uma sucursal do então Banco Espírito Santo (BES) na zona franca da Madeira.

Desde que João Lourenço assumiu o poder que Eldetrudes Costa é o seu braço direito, movendo-se há vários anos nos corredores do poder angolano, mesmo durante os mandatos de José Eduardo dos Santos.

Uma investigação da TVI apurou que vários contratos públicos foram conseguidos com o aval do presidente angolano.

A empresa EMFC – Consulting, S.A é detida por Eldetrudes Costa com poderes ilimitados, sendo que o seu mandato à frente da companhia só pode ser revogado com autorização do próprio e não tem prazo de caducidade.

Num despacho aprovado pelo presidente da república de Angola é mencionada a contratação da Roland Berger, num documento que prevê a subcontratação da EMFC.

O contrato refere-se a fevereiro de 2019 e o outorgante que o assina pela EMFC é português: Nuno Monteiro Dente, que é representante da Roland Berger desde 2018, estando assim envolvido em ambas as empresas contratadas.

Este português foi um dos integrantes da listas do Iniciativa Liberal às últimas eleições legislativas, concorrendo pelo círculo de Viana do Castelo. Contactado pela TVI para um pedido de esclarecimentos, nunca deu qualquer resposta.

Angonotícias

Leave a comment

0.0/5