Skip to content Skip to footer

Bolsonaro acusa Macron de “disfarçar suas intenções” sobre a Amazônia

Mundo – Bolsonaro acusa Macron de “disfarçar suas intenções” sobre a Amazônia

O presidente do brasil, Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira, que seu colega francês Emmanuel Macron “disfarça suas intenções” por trás de seus pedidos para salvar a Amazônia, uma questão que causou uma escalada de tensões entre os dois países nos últimos dias.

“Não podemos aceitar que um presidente, Macron, dispare ataques descabidos e gratuitos à Amazônia, nem que disfarce suas intenções atrás da ideia de uma ‘aliança’ dos países do G-7 para ‘salvar’ a Amazônia, como se fôssemos uma colônia ou uma terra de ninguém”, tuitou o presidente brasileiro.

Bolsonaro disse em outra mensagem na rede social que conversou com o presidente colombiano Iván Duque sobre “a necessidade de ter um plano conjunto, entre a maioria dos países que integram a Amazônia” para garantir “nossa soberania e nossa riqueza natural”.

As tensões entre a França e o Brasil aumentam desde que Macron convocou os líderes das principais democracias industriais na semana passada para uma discussão urgente na cúpula do G7 sobre incêndios na Amazônia, e Bolsonaro respondeu acusando-o de ter uma “mentalidade colonialista”.

No domingo, Bolsonaro também fez no Facebook um comentário ofensivo contra a primeira-dama Brigitte Macron.

Bolsonaro reagiu a um post tirando sarro do físico da primeira-dama francesa, comparando-a a Michelle Bolsonaro.

“Entende agora pq Macron persegue Bolsonaro?”, aparece escrito ao lado das fotos dos dois casais presidenciais. “É inveja (…) do Macron, pode crê”, escreveu o internauta Rodrigo Andreaça.

“Não humilha cara. Kkkkkkk”, reagiu em comentário o presidente brasileiro, falando do colega francês.

Nesta segunda, Macron criticou os comentários “extraordinariamente desrespeitosos” de seu colega brasileiro a respeito de Brigitte, dizendo-se “triste por ele e pelos brasileiros”.

Bolsonaro fez “comentários extraordinariamente desrespeitosos sobre minha esposa”, disse à margem da cúpula do G7 em Biarritz.

“O que eu posso dizer a vocês? É triste, é triste, mas é em primeiro lugar triste para ele e para os brasileiros”, afirmou, acrescentando que espera que os brasileiros “tenham um presidente que se comporte à altura”.

“Acho que os brasileiros, que são um grande povo, estão um pouco envergonhados de ver esses comportamentos”, disse Macron.

AFP