Skip to content Skip to footer

Banco Económico aumenta para 150 a bolsas de estudo para o ensino superior

No âmbito da sua estratégia de responsabilidade social, o Banco Económico reforça o compromisso de apoio à área da educação com o incremento do Programa BE da Educação e, no ano lectivo de 2019, atribui mais 50 bolsas de estudo para o ensino superior, para apoiar alunos carenciados no prosseguimento dos seus percursos académicos.

Banco Económico aumenta para 150 a bolsas de estudo para o ensino superior

Banco Económico aumenta para 150 a bolsas de estudo

Depois de, em 2018, ter atribuído 100 bolsas de estudo a alunos para a frequência de cursos superiores em estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, em Angola, e que se irão manter em vigor para o próximo ano lectivo, o Banco Económico vai facultar, em 2019, mais 50 novas bolsas de estudo, a nível nacional. O banco amplia assim o seu apoio a um total de 150 bolseiros e aumenta o seu investimento no futuro dos jovens angolanos, através da educação. Com esta iniciativa, o Banco Económico pretende ajudar a reduzir a taxa de abandono escolar, assegurar uma educação de qualidade aos estudantes e contribuir para a criação de quadros mais competentes e capacitados, em todo o País.

O Programa BE da Educação conta, também, com o apadrinhamento de Anselmo Ralph. O músico irá produzir um vídeo para incentivar os estudantes a aderirem a este programa e para contribuir para a sua divulgação, junto dos jovens angolanos.

BE da Educação – Bolsas de Estudo Ensino Superior Banco Económico

Suportadas integralmente pelo Fundo de Solidariedade do Banco Económico, as bolsas de estudo do Banco Económico contemplam o pagamento das propinas e as despesas de formação dos alunos. O início da bolsa de estudo coincide com o mês de início das aulas e a propina será mensalmente atribuída, durante 10 meses no ano. O tempo de atribuição da bolsa de estudo é igual à duração do curso a frequentar. O prazo para apresentação de candidaturas decorre entre 28 de Janeiro a 8 de Fevereiro de 2019.

Os candidatos a bolseiros devem ter idade compreendida entre os 18 e os 30 anos e comprovarem que não dispõem de meios suficientes para custear os encargos correspondentes à sua frequência no ensino superior. Para além disso, devem ser candidatos, ou alunos, de cursos universitários relacionados com áreas da banca, não podendo beneficiar de bolsas de estudo de outras instituições, nem deter grau académico.

 

ASelecção dos candidatos às bolsas de estudos, para bacharelato ou licenciatura, terá por base uma avaliação de nota, que não poderá ser inferior a 13 valores de média final, quer no ensino médio, quer no exame de admissão à universidade, ou no ensino superior. O processo de selecção integra ainda a realização testes de conhecimento e entrevistas aos candidatos, nas quais serão avaliados diversos critérios como as notas escolares, a universidade pretendida, a capacidade de comunicação dos candidatos, nível de educação, potencial académico, bem como as condições socioeconómicas dos alunos.

Katyana Mil-Homens, Responsável pela Direcção de Responsabilidade Social do Banco Económico, acrescenta: ” Consideramos que a educação é um dos maiores desafios que o País enfrenta e constitui, também, um dos principais pilares do desenvolvimento individual, social e económico. A capacitação profissional implica sólidas bases académicas e muitos estudantes não conseguem terminar as suas licenciaturas devido a constrangimentos económicos. Por isso, o banco pretende apoiar alunos com elevado potencial, mas que não possuam meios próprios para dar continuidade à sua formação no ensino superior. A atribuição das bolsas de estudo do Banco Económico tem como objectivo estimular a formação de mais quadros superiores angolanos, aumentar a qualidade técnica dos recursos humanos nacionais e, desta forma, contribuir para a sustentabilidade do País”.

Esta iniciativa do Banco Económico apoia o direito à educação e a igualdade de oportunidades aos estudantes com menores recursos financeiros. A longo prazo, contribui para a criação de quadros superiores de qualidade, para a redução da taxa de pobreza e desemprego, e para impulsionar o índice de desenvolvimento humano do País.

Sobre o programa Bolsas de Estudo Banco Económico:

Para mais informações sobre o programa de atribuição de bolsas de estudo deve aceder ao site www.bancoeconomico.ao. As candidaturas às bolsas de estudo para o ensino superior devem ser efectuadas através de correio electrónico, para o endereço [email protected] e deverão integrar os seguintes documentos:

• Formulário de inscrição bolsas de estudo para o Ensino Superior;

• Fotocópia do Bilhete de Identidade do candidato a bolsa;

• Certificado de habilitações literárias;

• Declaração de notas do exame de admissão ou do ano lectivo;

• Comprovativo de Inscrição e matrícula da Instituição escolhida;

• Curriculum vitae actualizado.

Leave a comment

0.0/5