Mundo -NASA atualiza missão para capturar asteroide que deixará todas as pessoas da terra bilionárias
A NASA está em uma missão para capturar um asteroide no valor impressionante de 10.000 quatrilhões de dólares. São muitos zeros. No ano passado, a agência espacial anunciou que estava indo atrás de uma rocha distante chamada 16 Psyche. E não é qualquer rocha espacial – 16 Psyche está carregada de metais preciosos como ouro, ferro e níquel. Um verdadeiro baú de tesouros cósmicos.
A espaçonave decolou do Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, Flórida, em 13 de outubro de 2023. Está viajando pelo espaço, cobrindo 3,5 bilhões de quilômetros a uma velocidade de cerca de 135.000 km/h. O destino? Agosto de 2029.
Agora, a espaçonave está em modo de ‘cruzeiro total’, usando o que a NASA chama de propulsores dignos de ficção científica que expelirão íons de xenônio, fazendo o orbitador ir em direção ao cinturão de asteroides. Os propulsores funcionam expelindo átomos carregados, ou íons, de xenônio, emitindo um brilho azul brilhante que segue a espaçonave.
Esses íons criam empuxo, permitindo que a espaçonave eventualmente acelere até 200.000 km/h. Uma vez que atinja o asteroide, passará dois anos orbitando esse gigante rochoso, coletando dados cruciais. Mas a aventura não para por aí. Em maio de 2026, a espaçonave está programada para passar por Marte para uma assistência gravitacional. Essa manobra dará o impulso extra necessário para seguir diretamente para seu destino final. A missão deve ser concluída em novembro de 2031.