Saúde em África – Médico sul-africano Mashudu Tshifularo tornou-se no primeiro cirurgião no mundo a curar a surdez
O médico sul-africano Mashudu Tshifularo tornou-se no primeiro cirurgião no mundo a realizar com sucesso uma cirurgia para curar a surdez.
Mashudu Tshifularo é um educador e otorrinolaringologista sul-africano. Ele liderou a primeira equipe no mundo a usar ossos impressos em 3D para implantes reconstrutivos de ouvido médio, fornecendo uma cura para alguns tipos de surdez.
Usando uma impressora 3D, Tshifularo cria implantes que substituem os ossículos: o martelo (malleus), a bigorna (incus) e o estribo (stapes) durante a cirurgia reconstrutiva do ouvido médio, ou timpanoplastia, que são mais acessíveis em comparação com os implantes tradicionais de titânio.
Tshifularo é o chefe do Departamento de Cirurgia de Ouvido, Nariz, Garganta, Cabeça e Pescoço do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Pretória, e começou a desenvolver essa tecnologia durante seus estudos de doutorado. Ele e sua equipe no Hospital Acadêmico Steve Biko em Pretória realizaram o primeiro transplante em 13 de março de 2019.
Os procedimentos endoscópicos duraram aproximadamente 2 horas. O primeiro paciente tinha 40 anos de idade com danos traumáticos acidentais e o outro era de 62 anos nascido com um problema no ouvido médio e um histórico de intervenções fracassadas.
Tshifularo é o pastor sênior e fundador da Igreja Christ Revealed Fellowship, perto de Pretória. Ele é autor de vários livros neste ministério.