Skip to content Skip to footer

COMO OS EUA TRAVARAM A FRAUDE NA ZAMBIA

DESTAQUE – COMO OS EUA TRAVARAM A FRAUDE NA ZAMBIA

O celebre comunicado ameaçador  dos EUA que travou a tentativa de fraude eleitoral nas eleições da Zâmbia de Agosto 2021, emitido dois dias antes. A administração Biden está num combate contra os regimes não democráticos  no mundo.  “Iremos responsabilizar quaisquer indivíduos que promovam a violência, prejudiquem os processos eleitorais, se envolvam em comportamento fraudulento ou corrupto ou violem os direitos democráticos e os fundamentos de eleições livres”, le-se no  documento.

Eis a tradução

Os Estados Unidos são amigos da Democracia na Zâmbia e em todo o mundo. Apoiamos um processo democrático livre, justo, transparente e pacífico. Apoiamos o processo democrático da Zâmbia. O governo dos EUA está de braços dados com o povo da Zâmbia e todas as pessoas ao redor do mundo para trabalhar e proteger a democracia.

As eleições nacionais que ocorrerão na quinta-feira oferecem uma oportunidade para os zambianos terem sua opinião sobre como seu país é administrado. Esta é uma eleição competitiva e, como vimos nos Estados Unidos, os resultados podem desafiar as pesquisas. Vimos relatos da mídia afirmando que um lado ou o outro vencerá, mas essa pesquisa não garante como os eleitores votarão livremente no dia da eleição. As eleições dependem da participação e dedicação, bem como de funcionários dedicados à democracia e à defesa do processo democrático e da vontade do povo.

O governo dos Estados Unidos apoia a democracia e os defensores da democracia de várias maneiras. Envolvemo-nos na diplomacia privada com o governo, oposição, sociedade civil e organizações eclesiásticas, entre outros. Envolvemo-nos na diplomacia pública, comunicando à mídia questões de interesse e apoio ao processo democrático. Fornecemos financiamento e programas para apoiar a democracia e as eleições. Na Zâmbia, o financiamento dos EUA, em conjunto com outros doadores, fornece assistência técnica para fortalecer a administração eleitoral da ECZ, a gestão das partes interessadas e a educação dos eleitores, e permite que as organizações da sociedade civil realizem o monitoramento e a observação nacional dos principais processos eleitorais, incluindo a votação no dia das eleições, e desenvolver e implementar estratégias de advocacia para fortalecer o sistema eleitoral.

Quando esses esforços para apoiar a democracia não funcionam e os direitos humanos fundamentais e as liberdades democráticas são violados, os Estados Unidos podem e aplicam restrições de visto, proibições de viagem e sanções financeiras. Aplicamos essas medidas porque levamos a sério nosso compromisso com os direitos humanos e os princípios democráticos. Iremos responsabilizar quaisquer indivíduos que promovam a violência, prejudiquem os processos eleitorais, se envolvam em comportamento fraudulento ou corrupto ou violem os direitos democráticos e os fundamentos de eleições livres.

A Zâmbia tem um histórico louvável de eleições democráticas. À medida que nos aproximamos de 12 de agosto, quero exortar os cidadãos da Zâmbia a cumprir seu dever patriótico e votar no candidato de sua escolha. Fuja da violência. Apoiar o processo eleitoral democrático.

Continuaremos a engajar todos para trabalhar por um voto livre e justo. Continuaremos a nos envolver com a ECZ para apoiar um processo transparente que inclui contar, observar, relatar e anunciar publicamente os resultados ao longo do caminho, eleitorado por eleitorado, para que possamos continuar construindo confiança no sistema e processo eleitoral.

Quero deixar claro que não deve haver intimidação dos eleitores por grupos de quadros de nenhum dos partidos. A polícia e os militares devem aplicar a lei de forma igualitária e humana na defesa da segurança e do direito fundamental dos cidadãos da Zâmbia de votar e participar no processo democrático, incluindo as liberdades fundamentais de expressão e reunião. Estes são direitos humanos garantidos internacionalmente que a Zâmbia apoia e assinou na ONU e em outros tratados internacionais.

Em 12 de agosto e nos dias seguintes, os olhos de todos os zambianos, e de fato do mundo, estarão observando as ações e as palavras dos candidatos da Zâmbia, líderes partidários, mobilizadores de quadros, policiais e militares e representantes do estado e quase- organizações independentes que realizam eleições, governam os tribunais e administram a lei. Você carrega o próprio peso da história democrática de sua nação e seu futuro em seus ombros.

https://zm.usembassy.gov/charge-daffaires-young-on-democratic-elections-in-zambia/?fbclid=IwAR1ir3IHTUdw7htJ-hO5G3JNsdSf7CyDxnwbz-iRqI50oeCsLQ7xQ-OVTNY

C/ Lil Pasta News

Leave a comment

0.0/5