EAU vão investir mil milhões de USD em parques de energia solar em Angola

energia solar Angola

Notícias Angola – EAU vão investir mil milhões de USD em parques de energia solar em Angola

Em declarações em Abu Dhabi, João Baptista Borges, ministro da Energia e Águas, anunciou um investimento de mil milhões de dólares por parte do Governo dos EAU na construção de parques de produção e distribuição de energia solar – já no próximo ano – em algumas províncias de Angola.

O responsável pela pasta da Energia adiantou que o investimento será implementado na região leste do país, mais concretamente nas províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte. Adiantou ainda, segundo a Angop, que a meta do ministério passa por universalizar o acesso à energia eléctrica, especialmente no interior, beneficiando mais de 15 milhões de cidadãos.

Desta forma, o Presidente João Lourenço assinou esta Segunda-feira com o Governo dos Emirados um memorando de entendimento para cooperação no sector da energia. O acordo envolve a Masdar (Abu Dhabi Energy Company) e o Ministério da Energia e Águas, estabelecendo um programa para produção e conservação de energia solar.

Segundo os dados mais recentes (2019), Angola terá capacidade de produção de 14 megawatts de energia solar, proveniente de zonas ruais das províncias do Bié, Cuando Cubango, Zaire, Lunda Sul, Moxico, Lunda Norte, Cunene, Huíla e Cuanza Sul.

Ver Angola 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: