Notícias de Angola – Depois do escândalo de corrupção, Odebrecht mudou de nome e vai erguer novo aeroporto de Cabinda
Chama-se Odebrecht Engenharia e Construções (OEC), empresa que se viu obrigada a mudar de nome do grupo, após ser ‘apanhada’, julgada e condenada no maior escândalo de corrupção da história do Brasil, a Lava jato.
Mesmo assim, e por contratação milionária pelo Governo de Angola, nos próximos dias, começa a nascer nos solos da província de Cabinda uma infra-estrutura ( novo aeroporto), cujo auto de consignação já foi assinado recentemente, e que deve dar aos angolanos e brasileiros com interesses na nova Odebrecht várias centenas de milhões de dólares.
De acordo com um artigo publicado no Angonotícias, as obras do novo aeroporto Internacional de Cabinda será construído pelos brasileiros da OEC, uma companhia de construção e engenharia apanhada numa teia de corrupção que marca história política, económica e judicial do Brasil, já que vários responsáveis dos governos de então foram obrigados a deixar posições e outros se viram presos no decurso do processo.
O Presidente Lula da Silva foi um dos que tinha sido implicado e preso no processo. A empresa que agora o Executivo angolano escolhe para liderar as obras em Cabinda não tem ‘ficha limpa’, como se provou nos tribunais brasileiros que julgaram as materiais.
Não se sabe as modalidades com as quais Angola voltou a contratar o grupo da família Odebrecht, mas analistas não descartam a possibilidade de isso ter saídos das conhecidas adjudicações directas.