Skip to content Skip to footer

África Austral: Angola é o segundo país com mais obras em 2018

Notícias de Angola – Angola é o segundo país com mais obras em 2018 em toda África Austral

O Informativo Angolano soube que, Angola foi em 2018 o segundo país da África Austral que registou o maior número de projetos no sector da Construção, 15 por cento, num ranking liderado pela África do Sul, com 36 por cento do volume de obras, de acordo com um estudo da Deloitte publicado esta semana.

Angola é o segundo país com mais obras
Angola é o segundo país com mais obras

O sector da Construção na região, de acordo com o estudo, cresceu face ao ano anterior, ao registar um aumento de 11 por cento no número de projetos (passando de 93 para 103) e de 40 por cento no valor dos mesmos (de 89,7 para 125,4 mil milhões de dólares).

No ranking, Moçambique aparece em terceiro lugar, com 14 por cento do valor global das obras, de acordo com o estudo denominado “Africa Construction Trends 2018”.

 

Durante o período em análise, o sector dos transportes liderou em número de projetos (32 por cento), seguido pelo sector imobiliário (25 por cento), apesar de ser o sector da energia a liderar no que toca ao valor (42,4 mil milhões de dólares).

Os governos continuaram a ser responsáveis pela promoção da maioria dos projetos (70 por cento) e pelo seu financiamento (30 por cento).

Segundo o estudo, a China surgiu como um dos grandes financiadores, ocupando a segunda posição (21 por cento), seguida das empresas nacionais privadas (18 por cento). No entanto, no que se refere ao maior número de projetos, foram as empresas nacionais privadas (41 por cento) que lideraram, ultrapassando a China.
“Angola continua a ser o principal país da região sul do continente africano, no que toca à construção, detendo cinco dos 10 principais projetos em desenvolvimento. Quando olhamos para a região como um todo, Angola representa cerca de um terço do valor dos projetos.

Os dois principais projetos referidos no estudo são do sector petrolífero – Kaombo, Bloco 32 e Refinaria do Namibe. De acordo com Deloitte, cerca de 5 por cento dos projetos nesta região são realizados por empresas portuguesas.
Em 2018, registaram-se 482 projetos de construção em África, o que correspondeu a um aumento de 59 por cento face ao ano anterior, totalizando 471 mil milhões de dólares, um valor que cresceu 53 por cento, de acordo com o estudo.

Em termos de valor absoluto do número de projetos, foi a região leste do continente africano que se destacou, com 139 projetos, enquanto em termos de valor monetário foi a região norte a líder regional.

Fonte: Jornal De Angola

Leave a comment

0.0/5