1º de Agosto recebe mais dinheiro do governo do que o total das federações

1º de Agosto

Notícias de Angola – 1º de Agosto recebe mais dinheiro do governo do que o total das federações

1º de Agosto. No ano passado, o consórcio de três das maiores empresas públicas não conseguiu cumprir com a promessa de aplicar pouco mais de mil milhões de kwanzas para apoiar os clubes do Girabola. O consórcio da FAF, constituído por três grandes empresas públicas, nomeadamente: SONANGOL, ENDIAMA e SODIAM, disponibilizou apenas metade do valor, 555 milhões de kwanzas.

Das equipas que disputaram o Girabola na temporada passada, até ao término da prova, a FAF reservou 352 milhões kwanzas, sendo 22 milhões de kwanzas, no total de 16 formações participantes. Para o presente ano, o consórcio ainda não disponibilizou nenhuma verba.

De acordo com o Novo Jornal, o clube do rio seco recebe mensalmente de 200 milhões de kwanzas do Tesouro Nacional, na natureza outras transferências. Este valor só não é superior, pois, foi encerrado um esquema de altas patentes do Ministério da Defesas e das Força Armadas Angolanas, que permitia o Ministério desembolsar até 900 mil kwanzas mensal ao clube. Essa modalidade começou a reduzir em 2017 quando o Minfin decidiu incluir todos os funcionários públicos no Sistema Integrado de Gestão do Estado (SIGPE), avançou NJ.

De acordo com os cálculos desse Portal, com base nas fontes abaixo apresentadas, o 1º de Agosto em um ano receberá mais dinheiro do Governo do que o total que as 28 federações desportivas recebem do Orçamento Geral do Estado para a Massificação e Desenvolvimento do desporto. Nem o consórcio das três maiores empresas estatais supera o valor que o clube militar receberá do Tesouro Nacional. Ademais, até os estádios construídos para realização do CAN 2010, que Angola sediou, recebem para manutenção um valor inferior ao clube militar.

C/ NJ// TRUMUNO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: