A bolsa de valores é o mercado ordenado em que são negociadas acções de capital aberto (acções públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros.
Para esta negociação normalmente é reservado um local, seja um espaço físico ou um sistema electrónico de interacção, estes locais são geridos e/ou mantidos por uma organização sem fins lucrativos, e em outros casos sociedades anónimas organizadas.
A bolsa de valores – Lucros e Operacionalidade
Para as organizações sem fins lucrativos, o património é representado por títulos pertencentes às sociedades correctoras, ou intermediárias que comportam a organização, para as sociedades anónimas, o património é composto por acções, seja qual for o caso, a bolsa de valores deve sempre preservar padrões elevados de ética de negociação, publicando com celeridade, abrangência e detalhes as operações realizadas.
Existem actualmente sistemas de negociação totalmente electrónicos e sem intervenção humana, onde as negociações são efectuadas por algoritmos de comércio, e é controlado o horário, o valor e a quantidade negociada, a título de exemplo, em anos recentes nos EUA as transacções realizadas com programas autónomos representavam mais de 70% do volume de capital transaccionado.
A bolsa de valores – Principais características
A bolsa de valores tem como principais características as seguintes:
É denominado “Índice de Bolsa de Valores” os dados resultantes da captação da circulação dos preços no mercado, ou em determinada ou em uma secção do mercado.
Os preços das acções servem também para indicar o valor de mercado das empresas cotadas em bolsa. Dessa forma, diversos negócios podem ser realizados entre elas e com outros investidores.
A principal função da bolsa de valores é manter transparente e adequado o local para as negociações de compras e vendas de acções.
Bolsa de Valores em Angola – BODIVA
Em Angola o termo BODIVA tem sido cada vez mais comum.