A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola – Sonangol E.P. efectuou, no dia 15 de Novembro de 2018.
o lançamento oficial do seu Programa de Regeneração aprovado pelo Presidente da República, João Lourenço, a 26/09/18.
A implementação do Programa de Regeneração coloca o foco da empresa estatal nas actividades da cadeia de valor da indústria petrolífera, isto é: prospecção, pesquisa e produção de petróleo bruto e gás natural, refinação, liquefação de gás natural, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos derivados.
O Presidente do Conselho de Administração da Sonangol E.P., Dr. Carlos Saturnino. Considera que “o Programa de Renegeração é um projecto estruturante que irá preparar a Sonangol E.P. para o , reforçando o papel do Grupo no Continente Africano, observando os padrões internacionais, enquanto contribui, de forma cada vez mais acentuada, para o desenvolvimento económico de Angola e do sector energético nacional.”
O Conselho de Administração da Sonangol E.P. em articulação com o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, tem desenvolvido acções no sentido de fortalecer a presença da Companhia na cadeia de valor petrolífera, valorizar o capital humano e exaltar a sua história e capacidade técnica, em linha com os seguintes objectivos estratégicos estabelecidos para a Companhia para o quinquénio 2018 – 2022:
PROGRAMA DE REGENERAÇÃO
1. Regenerar a Sonangol, de modo a torná-la mais competitiva e rentável, com foco na cadeia primária de valor, observando os padrões internacionais de QSSA (Qualidade, Saúde, Segurança e Ambiente);2. Contribuir para a melhoria do desempenho do sector petrolífero em Angola;3. Impulsionar e intensificar a actividade para substituição de reservas e aumento da produção de hidrocarbonetos, a médio/ longo prazo;4. Promover a Prospecção, Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de Gás Natural, com vista a garantir a disponibilidade para utilização interna e exportação;5. Promover o aumento da quota de produção interna de Petróleo Bruto, reforçando o papel da Sonangol Pesquisa e Produção, tornando-a mais eficiente;6. Fomentar e incentivar o desenvolvimento de uma indústria nacional robusta de suporte ao sector petrolífero;7. Aumentar a capacidade interna de produção de refinados, para reduzir a dependência das importações;8. Consolidar a integração dos negócios de refinação, transporte, armazenagem e comercialização de produtos refinados, com foco na promoção da eficiência e na liberalização do mercado de combustíveis;9. Optimizar o desenvolvimento organizacional, do capital humano e tecnológico para incremento da produtividade da empresa.
O mesmo Programa de Regeneração corporiza também a Missão, Visão e Valores definidos para a empresa até 2022.
Missão “Contribuir para a sustentabilidade e o crescimento da indústria petrolífera nacional, de forma a garantir maior retorno para o Estado Angolano, dando suporte à participação das empresas e dos quadros nacionais nas actividades do sector, para o desenvolvimento socioeconómico de Angola.”
Visão “Tornar-se numa empresa de referência do sector petrolífero no Continente Africano, comprometida com a sustentabilidade.”
Valores “Humildade; Disciplina e Seriedade; Conduta Ética; Alto Desempenho; Respeito pelas Partes Interessadas; Trabalho em Equipa; Lealdade; Rigor.”
Por forma a implementar com sucesso o Programa de Regeneração, o mesmo encontra-se dividido em três Blocos Operacionais e um Bloco de Sustentação organizacional que visa suportar a actividade da organização como um todo e que irão ser desenvolvidos em simultâneo.
-
Sonangol/Eni: Angola recebe pela primeira vez um Presidente de Itália
-
Petróleo Brent em alta em Londres
-
Sonangol anuncia queda das receitas cerca de -5,3%
EIXO DE ACTUAÇÃO OPERACIONAL 1 | NEGÓCIOS NUCLEARES:
Bloco 1 – Exploração & Produção;Bloco 2 – Refinação & Petroquímica;Bloco 3 – LNG & LPG;Bloco 4 – Logística de Combustíveis;Bloco 5 – Distribuição & Comercialização;Bloco 6 – Continuidade de negócio.
EIXO DE ACTUAÇÃO OPERACIONAL 2 |REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA & PORTEFÓLIO:
Bloco 7 – Finanças Corporativas;Bloco 8 – Subsidiárias não nucleares;Bloco 9 – Investimentos.
EIXO DE ACTUAÇÃO OPERACIONAL 3 | ENQUADRAMENTO REGULATÓRIO:
Bloco 10 – Enquadramento regulatório do sector.
EIXO DE SUSTENTAÇÃO ORGANIZACIONAL:
Bloco A – Digitalização, Sistemas, Tecnologia e Segurança de Informação;Bloco B – Desenvolvimento de competências capitalizando estruturas da Academia Sonangol;Bloco C – Gestão da mudança, Relações públicas e Comunicação.
O Programa de Regeneração terá três fases de implementação em 30 meses:
Fase 0 – Preparação do arranque do Programa;Fase 1 – Implementação de Acções com Resultados no Curto Prazo e definição do Roteiro de Melhorias Operacionais e de Medidas Estruturantes; eFase 2 – Implementação do Roteiro de Melhorias Operacionais e de Medidas Estruturantes.
Direcção de Comunicação e Imagem da Sonangol E.P. em Luanda, aos 15 de Novembro de 2018.
Fonte: Sonangol