Skip to content Skip to footer

Novo vírus que usa telemóveis Android’s para roubar dinheiro, já fez várias vítimas em Portugal e pode chegar em Angola

Notícias do Mundo – Novo vírus que usa telemóveis Android’s para roubar dinheiro, já fez várias vítimas em Portugal e pode chegar em Angola

Mais de 1500 dispositivos Android já foram infetados por uma nova variedade de “malware”. Chamado ToxicPanda, o vírus permite realizar transações bancárias fraudulentas.

Descoberto no mês passado pela Clefly Intelligence, o “malware” disfarça-se de aplicações populares como o Google Chrome e o Visa e é distribuído através de páginas falsificadas que imitam páginas de listagem de lojas de aplicações. Atualmente não se sabe como se propagam estas hiperligações. Uma vez instalado, o ToxicPanda abusa dos serviços de acessibilidade do Android para obter permissões, manipular entradas do utilizador e capturar dados de outras aplicações.

Também pode intercetar palavras-passe de utilização única enviadas por SMS ou geradas com aplicações autenticadoras, permitindo assim contornar as proteções da autenticação de dois fatores e concluir transações fraudulentas.

A principal funcionalidade do “malware”, para além da capacidade de recolha de informação, é permitir que os atacantes controlem remotamente o dispositivo comprometido e façam transferências de dinheiro não autorizadas sem o conhecimento da vítima.

A maioria dos ataques foi reportada em Itália(56,8%), seguida de Portugal (18,7%), Hong Kong(4,6%), Espanha (3,9%) e Peru (3,4%), de acordo com a Imprensa especializada.

No entanto, o “malware” parece ainda estar em desenvolvimento, uma vez que alguns comandos ainda são espaços reservados e não têm funcionalidades reais.

Leave a comment