Skip to content Skip to footer

ISABEL DOS SANTOS REVELA SALÁRIOS DA SONANGOL E JATOS MILIONÁRIOS USADOS POR MANUEL VICENTE E FRANCISCO LEMOS

NOTÍCIAS DE ANGOLA – ISABEL DOS SANTOS REVELA SALÁRIOS DA SONANGOL E JATOS MILIONÁRIOS USADOS POR MANUEL VICENTE E FRANCISCO LEMOS

A empresária Isabel dos Santos disse recentemente em entrevista que quando chegou a liderança da Sonangol, como Presidente do Conselho de Administração, descobriu que o Ex-PCA Engenheiro Manuel Vicente e Francisco Lemos, gastavam para aluguer dos jatos que viajavam com ele, um valor equiparado a quatro salários meu, disse a filha do ex-presidente angolano.

Segundo a empresária a viagem de cada um deles à Portugal eram quatro (4) meses do salário que aferia mensalmente de duzentos milhões de Kwanzas (200.000.000.00), porque eles andavam de jatos privados da Sonair que estavam estacionados no aeroporto e, todo mundo via, aquilo era Falcon, falcon dos últimos falcons.

De acordo com a fonte, cada Falcon daqueles, que usavam para esbanjar o dinheiro da Sonangol, custavam 60, 70, 80 milhões de dólares.

“E aquele avião, só era usado pelo Engenheiro

Manuel Vicente. Ele não andava na transportadora aéria TAP, TAAG nem na Air France, o Engenheiro Manuel Vicente só andava de Jatos privados, em todas viagens que ele fazia”, disse Isabel dos Santos.

Portanto, quando me dizem, que estaria a auferir um salário muito alto, isso não condiz com a verdade porque primeiro houve um reajustamento salarial na Sonangol enquanto dirigia a mesma, porque, nós tínhamos que ser competitivos e tínhamos que conseguir atrair directores que estavam noutras paragens do mundo, frisou Isabel.

O que precisávamos naquela altura era atrair Directores quadros angolanos que estavam no Canadá, em França, nos Estados Unidos, que estavam a trabalhar noutras petrolíferas, para deixarem aqueles empregos e virem trabalhar com a Sonangol.

Nós estávamos a nos tornar uma empresa competitiva, portanto efectivamente os salários foram aumentados, mas de forma razoável, não foi um aumento irrazoável, mas foram poupados os custos, disse.

“O tempo que eu lá estive, não usei os jatos da Sonangol, eu não viajava de jato privado e mais, eu estava grávida e tinha um filho e não viajava de jato privado” afirmou Isabel dos Santos.

Em Angola, há salários muito superiores à 50.000.000.00 dólares. Se for olhar hoje, para a UNITEL e os administradores “a Unitel foi apropriada, o estado ficou com a Unitel não pagou nada aos accionistas privados”, o Presidente João Lourenço, chegou um dia decidiu que aquilo tinha que ser do estado, assinou um decreto…

A Sonangol nomeou como administrador o Engenheiro Miguel Geraldes, ele ganha mais de 1 milhão de dólares por ano e mais de 100 mil dólares por mês, disse Isabel.

“Foi nomeado pela PT ventures, que é a empresa 100% retida pela Sonangol, portanto, há salários muito maiores do que estes em Angola. Eu não fui à Sonangol por uma questão de salários, mas, como devem imaginar existe uma grelha salarial” afirmou.

De forma que os directores possam ganhar mais, tudo é uma ordem crescente: o salário do director aumenta, do PC, do PCA aumenta um bocado, todos os salários são aumentados um bocado, porque tínhamos que ser competitivos e trazer pessoas para vir trabalhar.

É tudo muito bonito dizer que nós íamos conseguir bons directores, para saírem do Canadá e vierem em Angola para trabalhar, mas, nós sabemos que esta não é a realidade dos factos! As pessoas quando estão a trabalhar e têm bom emprego, para largar o emprego que têm e vir para outra empresa, trazem o seu antigo contrato de trabalho e se for ver, o caso da Doutora Eunice De Carvalho ganhava mais e ela teve uma redução. O Dr. Edson igual, ou seja, efectivamente eles até aceitaram uma redução para vir trabalhar.

Fonte: Jornal Hora H

Leave a comment