Notícias de África – Gana inaugura primeira fábrica capaz de refinar ouro bruto em puro e com elevado valor comercial
O Gana inaugurou na passada quinta-feira 8, a sua primeira fábrica capaz de refinar toda a sua produção de ouro bruto em ouro puro com elevado valor comercial, na qual o estado detém ações como parte de um esforço do principal produtor de ouro da África para agregar valor e ganhar mais com o metal precioso, que tem sido minerado lá há séculos.
A Royal Ghana Gold Refinery – uma parceria público-privada entre a Rosy Royal Minerals da Índia e o banco central de Gana, no qual o banco detém uma participação de 20% – tem a capacidade de processar 400 quilos (kg) de ouro por dia.
Ele obterá ouro de mineiros de pequena escala e artesanais antes de adquirir licenças para processar ouro de mineiros de grande escala.
Falando na abertura na capital Acra, o vice-presidente Mahamudu Bawumia disse que o lançamento da Royal Gold Refinery marcou “uma nova era” que ajudaria a conter o contrabando de ouro e aumentar os ganhos nacionais do metal precioso.
“Com a capacidade de refinar nosso ouro, poderemos vendê-lo pelo preço apropriado, permitindo-nos manter seu valor econômico dentro de nossas fronteiras enquanto criamos inúmeros empregos para os jovens”, disse ele.
O ouro de Gana de produtores licenciados é exportado em forma bruta, enquanto uma quantidade considerável de produção de mineiros artesanais não regulamentados, localmente chamada de galamsey, é contrabandeada para fora do país.
A refinaria empregará 80-120 pessoas diretamente e criará 500 empregos indiretos, disse Bawumia, que está concorrendo à presidência nas pesquisas de dezembro.
Gana manteve seu lugar como o maior produtor de ouro da África no ano passado, já que o aumento da produção de mineiros de pequena escala e artesanais empurrou a produção para 4,03 milhões de onças.
A nação da África Ocidental, que também é a segunda produtora de cacau do mundo, está no caminho certo para superar sua meta de produção de ouro para 2024, com a produção entre 4,3 milhões e 4,5 milhões de onças.
O Banco de Gana lançou um programa de compra de ouro em 2021 para construir reservas por meio de compras domésticas e amortecer a moeda cedi.
O governador do Banco de Gana, Ernest Addison, disse que as compras totalizaram 65,4 toneladas, o equivalente a US$ 5 bilhões, e o banco estava interessado em que a refinaria adquirisse a certificação da London Bullion Market Association (LMA) rapidamente.
Addison disse que o credenciamento LBMA para a refinaria ajudaria o banco a “diversificar e aumentar organicamente suas reservas cambiais e acumular mais reservas de ouro para reduzir a dependência de empréstimos externos”.
O secretário-geral da associação de mineiros de ouro de pequena escala, Godwin Armah, disse que a refinaria tem que ser “transparente” com preços e quantidades de ouro recebidas dos membros para ajudar a ganhar sua confiança e apoio.
Fonte: Reuters