Notícias de África – Capitão Ibrahim Traore inaugura primeiro banco estatal no Burkina Faso, conquistando assim soberania econômica do país
O chefe da junta de Burkina Faso, Capitão Ibrahim Traore, inaugurou na última sexta-feira 2, o primeiro banco estatal da nação da África Ocidental.
Conhecido como “Burkindlim”, o banco foi aberto na cidade de Ouagadougou, a capital do país da África Ocidental, de acordo com um comunicado de Traore na rede social X.
“Com a integridade como bússola, este banco é uma ferramenta e um símbolo da soberania econômica e financeira de Burkina Faso”, disse Traore.
O banco é sem precedentes em um país que tem sido atormentado pelas ameaças terroristas desde 2015, levando ao colapso dos setores econômico e sócio-político.
Traore liderou um golpe bem-sucedido em setembro de 2022 para assumir a nação.
De acordo com Traore, o banco “estará mais próximo das pessoas e contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país por meio de um método mais adequado de financiar projetos e programas estruturantes”.
Como líder da junta no poder, ele convidou organizações de desenvolvimento públicas e privadas e operadores econômicos a “fazer uso deste banco para participar da construção coletiva de uma economia soberana a serviço do desenvolvimento do nosso país”.