Mundo – Assessor da extrema-direita alemã em Bruxelas era espião chinês
Um assessor de um político alemão de extrema-direita, candidato às eleições de junho na União Europeia, foi detido por suspeita de espiar para a China, informaram os procuradores alemães esta terça-feira 23.
O suspeito, Jian Guo, é acusado de partilhar informações sobre os trabalhos no Parlamento Europeu com os serviços secretos chineses e de espiar figuras da oposição chinesa na Alemanha, segundo um comunicado do Ministério Público Federal.
No site do Parlamento Europeu, Jian Guo aparece como assistente acreditado do eurodeputado Maximilian Krah, o principal candidato do partido de extrema-direita Alternativa pela Alemanha (do alemão Alternative für Deutschland, ou AfD) às próximas eleições europeias.
É um cidadão alemão que terá trabalhado como assistente de Krah em Bruxelas desde 2019. O suspeito “é um agente de um serviço secreto chinês”, disse o Ministério Público (MP).
“Em janeiro de 2024, o arguido transmitiu repetidamente informações sobre negociações e decisões no Parlamento Europeu ao seu cliente dos serviços secretos. Também espiou membros da oposição chinesa na Alemanha para o serviço de inteligência”, acrescenta o MP.
Jian Guo foi detido em Dresden, na Alemanha, na segunda-feira, e as suas casas foram revistadas. O suspeito vive tanto em Dresden como em Bruxelas, de acordo com as emissoras ARD, RBB e SWR, que deram a notícia da detenção.
Segundo o AfD, as alegações são “muito perturbadoras”. O porta-voz do partido, Michael Pfalzgraf, afirmou em comunicado que “sem mais informações sobre o caso, temos de esperar pelas investigações dos procuradores federais”.
Fonte : AFP