Skip to content Skip to footer

Casa Branca confirma: Joe Biden receberá João Lourenço no próximo dia 30 de Novembro

Notícias de Angola – Casa Branca confirma: Joe Biden receberá João Lourenço no próximo dia 30 de Novembro

O Presidente dos EUA Joe Biden irá receber na Casa Branca na quinta-feira, 30 de novembro, o seu homologo angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, conforme anunciado, neste domingo, 26, pela porta-voz do Departamento de Estado, Karine Jean-Pierre.

O encontro, como explicou a porta-voz, celebra três décadas de relações diplomáticas e abordará os próximos passos para fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países nos setores de comércio, investimento, clima e energia.

 

Um dos principais temas em discussão será o Projeto de Parceria para Infraestrutura Global e Investimento (PGI) do Presidente Biden, focado no Corredor do Lobito. Este projeto visa conectar Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia aos mercados globais por meio do porto de Lobito. Os dois líderes explorarão maneiras de impulsionar esse empreendimento e alavancar o potencial econômico da região.

 

A reunião se baseará nos princípios estabelecidos durante a Cimeira de Líderes EUA-África, destacando a colaboração contínua entre os Estados Unidos e as nações africanas para enfrentar desafios tanto regionais quanto globais.

Relações entre Angola e Estados Unidos: 30 anos de cooperação

As relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Angola foram estabelecidas em 19 de maio de 1993, após o fim da Guerra Fria e da Guerra Civil Angolana. Desde então, os dois países têm cooperado em questões de paz e segurança regional, democracia e governação, desenvolvimento humano e social, e combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas.

Os Estados Unidos apoiam as reformas políticas e económicas empreendidas pelo Presidente João Lourenço, que assumiu o poder em 2017, sucedendo a José Eduardo dos Santos, que governou o país por 38 anos. Os Estados Unidos também elogiam o papel de Angola na mediação de conflitos na República Democrática do Congo, na República Centro-Africana e no Sudão do Sul. Os dois países mantêm um diálogo bilateral regular através da Comissão Mista Bilateral e da Parceria Estratégica para a Segurança e a Democracia

Leave a comment