Notícias de Angola – Governo Provincial de Luanda investe em reparação de pedonais e separadores de betão na Via Expressa
O Governo Provincial de Luanda, está a levar a cabo, desde as últimas semanas, uma ampla obra de reparação dos separadores e intervenção de fundo nas pedonais ao longo dos mais de 50 quilómetros de extensão da Avenida Fidel Castro Benfica-Cacuaco, como forma de garantir “melhor mobilidade” no tráfego naquela circunscrição de Luanda.
A justificar a intervenção está, entre outros, o desgaste das guardas metálicas ao longo de toda a extensão daquela estrada que nunca foram substituídas desde a abertura do troço, além do melhoramento das vias de acesso ao novo aeroporto internacional de Luanda, Dr. António Agostinho Neto, imponente obra que deverá ser inaugurado em Novembro próximo.
Entre os objectivos da intervenção está ainda o melhoramento do escoamento das águas pluviais e a prevenção contra o surgimento de ravinas em época de chuva que agora se avizinha.
Para já, no terreno, é visível o trabalho dos técnicos que, até ao momento, já desbravaram vários quilómetros, com aplicações de novos separadores feito de betão armado e material para separadores de betão de maior durabilidade e segurança.
Antes desta intervenção, a via expressa Benfica-cacuaco só tinha de protecção as guardas metálicas que, actualmente, já se econtram, nalguns pontos, osboletas, e, noutros, são mesmo quase inexistentes.
Na hora da contratação, apesar de uma grande pressão para a obra ficar a cargo da brasileira Odebrecht, a escolha recaiu à angolana, Omatapalo.
Com a entrada da Omatapalo no terreno, perspectivam-se novas imagens ao longo daquele arco-viário a orinte da cidade de Luanda. Um automobilista não deixou de manifestar o sentimento de segurança com as intervenções em curso e confessou, para já, que não sonhava com uma reparação tão cedo. “Há muito que estávamos à espera de alguma intervenção. Aqui, neste troço, já aconteceram vários acidentes: os carros despistavam e iam contra os separadores de metais que rebentavam e projectvam os condutores para outra faixa, dando lugar a acidentes diversos. Com os separadores de betão, certamente conheceremos melhores dias”, regozijou-se. Outro lembrou que “quando abriu-se a cratera na estrada do Rocha, foram eles que deram um jeito naquilo, acho que vão fazer um bom trabalho.”
Fonte: Primeira Página