Joel Leonardo é o novo juiz presidente do Tribunal Supremo Angolano

Notícias de Angola – Joel Leonardo é o novo juiz presidente do Tribunal Supremo Angolano

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou hoje o Juiz Conselheiro Joel Leonardo para presidente do Tribunal Supremo, em substituição de Rui Ferreira que apresentou renúncia ao cargo no início do mês em curso.

A renúncia de Rui Ferreira implicou a cessão com efeitos imediatos, do exercício do cargo e a consequente vacatura, refere em nota a Casa Civil do Presidente da República.

Na sequência, prossegue o documento, o Conselho Superior da Magistratura Judicial procedeu à abertura do procedimento eleitoral para a substituição do presidente daquela instância suprema.

Após o processo eleitoral entre os Juízes Conselheiros do Tribunal Supremo, o Conselho Superior da Magistratura Judicial propôs ao Presidente João Lourenço os nomes dos três candidatos ao cargo de Presidente do Tribunal Supremo.

Ao Chefe de Estado angolano foram propostos os nomes de Joaquina Ferreira do Nascimento, Joel Leonardo e Norberto Sodré.

Natural da Huíla,   Joel Leonardo é Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo de Angola, integrando a Câmara Criminal deste Tribunal.

É igualemente Oficial Superior das Forças Armadas Angolanas, na reserva, com a Patente de Tenente Coronel (sob a Ordem n.o 793/010 do Chefe de Estado Maior General das F.A.A., Cédula de Licenciamento n.o 100021995). Ao longo da sua carreira serviu como Juiz Presidente do Tribunal Militar na região sul do país.

Terão sido pelas suas credenciais militares que se tem reforçado a tese de que poderá estar a receber orientações alheias ao Tribunal Supremo, uma vez que os militares tem a reputação de serem disciplinados em cumprir “ordens superiores”, sem questionarem a sua moldura.

C/ JA

%d bloggers like this: