Skip to content Skip to footer

Adalberto Costa Júnior eleito novo presidente da UNITA

Notícias de Angola – Adalberto Costa Júnior eleito novo presidente da UNITA

O Informativo Angolano soube que, o político Adalberto Costa Júnior, foi esta sexta-feira (15) eleito ao cargo de Presidente da UNITA, durante o XIII Congresso Ordinário daquele partido com cerca de 52% correspondente a 594 votos, dos 1.138 votos válidos.

A votação para a eleição do novo presidente da UNITA iniciou-se na tarde desta sexta-feira, em Luanda, para substituir Isaías Samakuva, que dirigiu o partido nos últimos 16 anos.

Concorrem ao cargo Raúl Danda, Alcides Sakala, Abílio Kamalata Numa, José Pedro Katchiungo e Adalberto da Costa Júnior, entre os quais os 1.150 delegados ao XIII Congresso Ordinário do maior partido da oposição escolherão o próximo líder.

As listas eleitorais foram atempadamente afixadas e constituídas 10 mesas de votos, para uma média de 115 eleitores por cada. Os delegados estão distribuídos nas listas eleitorais por ordem alfabética, para evitar afluência de grupos e influência na decisão de voto.

A comissão eleitoral é presidida por Amélia Judith Ernesto.

Os membros da comissão eleitoral e mesas de votos foram os primeiros a votar, seguindo-se o presidente cessante, os candidatos e membros do comité permanente, idosos, gestantes e os restantes delegados.

No boletim de voto, José Pedro Katchiungo é o primeiro da lista, Raúl Danda é o segundo, Adalberto Costa Júnior ocupa o terceiro lugar e Abílio Kamalata Numa o quarto. Alcides Sakala ocupa a quinta posição.

Nascido aos 8 de Maio de 1962, em quinjenje, Província do Huambo, Adalberto da Costa Júnior venceu hoje por maioria qualifica o voto de confiança dos delegados da UNITA.

Adalberto, torna-se no terceiro Presidente da UNITA em substituição de Isaías Samakuva.

Formado em engenharia eletrotécnica, pelo Instituto superior de engenharia do Porto, Adalberto Costa Júnior, é militante da UNITA desde 1975.

Leave a comment

0.0/5